Você está aqui: Pagina PrincipalArtigosOrdens do DiaOrdem do dia semana da arte na APMB

Ordem do dia semana da arte na APMB

ORDEM DO DIA  SEMANA DE ARTE NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR.
Senhoras e senhores bom dia. Hoje é um dia muito especial para a Academia de Polícia Militar de Brasília, pois inauguramos em alto estilo o salão de eventos, arte e cultura da PMDF. Há muito sonhei com este dia. Este desejo se intensificou quando estive, em viagem por término do Curso de Altos Estudos, a Portugal, Espanha e França e visitei os principais museus desses países. Contemplei estudantes tendo aulas de artes no museu do Louvre e Imaginei que poderíamos ter um espaço, em nossa Polícia, onde pudéssemos contemplar o belo, o subjetivo, o artista em sublime expressão, a criatividade em explosão. Como disse Leonardo da Vinci, "A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível."
 Quis Deus que eu viesse comandar a APMB onde encontrei um grupo de profissionais civis e militares que aceitaram o desafio de realizar esse sonho. Hoje entregamos à PM e à sociedade do Distrito Federal um espaço amplo, iluminado e adequado às mostras variadas que poderá servir aos artistas em geral, tanto os civis quanto policiais militares da ativa e da inatividade.
Rompemos, ao mesmo tempo, com o paradigma de que os policiais não possuem sensibilidade, que são rudes e não dão importância ao talento, à criatividade. Muito pelo contrário, temos inúmeros artistas em nosso meio que necessitam somente de oportunidade para expor seu talento e habilidades. A partir de agora temos esse espaço para cumprir o que disse Fernando Pessoa, "A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são."
Agradeço a Banda Sinfônica e a toda minha equipe de incansáveis profissionais que trabalharam e continuam a trabalhar para que a mostra se revele em um marco histórico para a PMDF. Mas não poderia deixar de agradecer de maneira especial ao SD Salvador que ajudou a escrever o projeto, empenhou seus horários de folga, fim de semana e toda energia necessária para a realização do evento. Também aos nossos patrocinadores e colaboradores: Caixa Beneficente da PMDF – CABE; à Casa das Artes; ao Batalhão Escolar; Associação de pais, alunos, mestres e amigos da APMB – APAMA.
Aos Nossos artistas Helena Kazu Maia, Yure Maia, Lívia Borges e Rocha Maia. Bertolt Brecht disse que “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”. Vocês com suas sensibilidades contribuem para maior de todas as artes.
Agradecemos a Deus, o maior de todos os artistas que do nada criou tudo e que fez de sua criação maior, a maior obra de arte.
Finalizo com Leonardo Horta que disse: "A essência da arte não está em ser, ou parecer bela, mas em despertar os recantos mais profundos da sensibilidade Humana". Se conseguirmos esse despertar, então terá valido à pena, todo esforço, pois tudo vale à pena se a alma não é pequena.
Muito obrigado.
Marcos de Araujo – TC QOPM
Comandante da APMB – Ag 2010
Go to top