Você está aqui: Pagina PrincipalArtigosOrdens do DiaO. dia CHOAEM

O. dia CHOAEM

EVENTO: ENCERRAMENTO DO CHOAEM I
ORDEM DO DIA
Senhoras e senhores boa tarde,
É com muita alegria que nesta oportunidade me dirijo a este seleto grupo de formandos do Curso de Habilitação de Oficiais da Administração, Especialistas e Músicos – CHOAEM I, para lhes parabenizar pelo sucesso em mais uma jornada a procura do aprendizado.
A busca pelo conhecimento é um processo constante e requer determinação e sacrifício. Deste os primórdios o homem luta pela aquisição do saber. E por que faz isso até hoje? Porque o conhecimento diferencia o sábio. Salomão disse que “com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece”.  Quando vos recebi ao entrarem pelos portões da Academia há 4 meses atrás, não imaginava quão agradável seria o convívio com vocês. A despeito das dificuldades que enfretaram, da necessidade de moldarem o corpo às novas exigências impostas pelas duras rotinas da Academia e de adaptarem a mente às constantes sinapses necessárias em todo o processo de ensino-aprendizagem. A despeito dos livros, das longas leituras, dos trabalhos, das noites mal dormidas e não raro não dormidas; da dificuldade de entendimento de algumas matérias, da ausência dos momentos em família, do estágio operacional e do coordenador do curso, vibrador e logo, novo Major, que que a todo momento verbalizava “oficial de administração sempre tem a resposta”.
A despeito desses momentos que deixarão saudades, não quero falar dos conhecimentos que vocês adquiriram, ainda que não tenham sido poucos, mas quero falar do aprendizado que vocês nos proporcionaram. Vocês nos ensinaram que mesmo tendo mais de 20 anos de serviço, aguns já completando trinta,  com vasto conhecimento das coisas da Caserna é possível aprender. Nos ensinaram que a disciplina, a hierarquia, o respeito, a camaradagem são valores que ainda podem ser cultivados em nossa corporação. Nos ensinaram o valor da União “iniciamos todos e todos chegaremos”. Nos ensinaram que ainda se pode ter orgulho em ser um Policial Militar. Que a farda não é um trampolim para os interesses pessoais, mas uma segunda pele que deve ser sentida, amada, respeitada e valorizada.
Nos ensinaram que não se deve ter vergonha em prestar continência a um outro Policial. Que estar uniformizado, inclusive com a cobertura, não significa ser ultrapassado. Que ser revolucionário, não é ser indisciplinado, não é semear discórdia ou criticar, sem fundamentos, pares e superiores; muito pelo contrário. A forma humilde, colaboradora, entusiasta pela qual se portaram mostraram-me que vale a pena acreditar que podemos ser melhores. Que vale a pena investir em pessoas. Que a educação vale a pena. Nelson Mandela disse certa vez que “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
É comum se encerrar uma Ordem do Dia tecendo agradecimentos às autoridades, que de qualquer forma colaboraram para o sucesso do curso, a todos nosso muito obrigado. Mas quero encerrar de forma diferente. Agradecendo a Deus, de quem somos e a quem servimos, pela rica oportunidade de ter comandado, convivido e aprendido com vocês.
Bravos Tenentes; Guerreiros da Paz e Segurança  desejo as mais ricas bênçãos de Deus em vossas novas jornadas. E que ao Rei Eterno Imortal, Invisível, mas Real, seja a Honra, a Glória o domínio e todo louvor, pela vida de todos vocês.
Muito obrigado e sejam felizes.
Bsb, DF, 17 de agosto de 2010
MARCOS DE ARAÚJO – TC QOPM
Comandante da APMB
Go to top