Você está aqui: Pagina PrincipalEventosEscritório de Gênero homenageia policiais femininas

Escritório de Gênero homenageia policiais femininas

                                                                            Escrito por Wallace Ximenes

     A Polícia Militar do Distrito Federal realizou, na tarde desta quarta-feira (09/03/16), um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher. A homenagem foi no auditório da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN). A mesa foi composta pelo comandante-geral, coronel Marcos Antônio Nunes, subcomandante-geral, coronel Marcos de Araújo, tenente-coronel Denise Dantas, fundadora e chefe do Escritório de Gênero, psicóloga Nicole Bacella, tenente-coronel Dra. Deise, médica ginecologista e obstetra do Centro Médico da PMDF e o secretário adjunto de Políticas para as Mulheres, Carlos Alberto. Cerca de 300 pessoas, em sua maioria mulheres policiais militares assistiram as palestras.

   O coronel Nunes enfatizou sobre as importantes decisões tomadas nesta semana com a finalidade de avançar no enfrentamento da violência contra a mulher. “Estivemos na Casa da Mulher Brasileira, firmando convênio para levar serviço de proteção às mulheres das escolas públicas e privadas”. Ele afirma também que o policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (PROVID) expandiu para novas regiões administrativas de Brasília, com isso, um maior número de famílias poderá ser atendido pelo programa.

   A tenente-coronel Denise, palestrante do evento, conceituou o significado de gênero e abrangeu a construção sociocultural do homem e da mulher. Ela também fez uma abordagem de gênero nas forças de segurança, levantando temas como saúde, finanças, operações, capacitação e ainda frisou sobre a gestão de recursos humanos e materiais.

    A Dra. Deise, palestrante, discorreu sobre o tema “Saúde da Mulher” e assegurou que o câncer de mama é a principal causa de morte de mulheres, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Segundo ela, “a cada 13 minutos, uma mulher morre no mundo em decorrência da doença”. A médica falou sobre os fatores de risco, dentre eles o fator familiar, menopausa tardia, obesidade entre outros.

    Durante o evento, policiais femininas tiveram a oportunidade de marcar consultas e de apreciar a exposição de fotografias históricas e atuais de mulheres na PMDF. Para finalizar, a psicóloga  Nicole Bacella mencionou assuntos como tensão pré-menstrual e menopausa, como prevenir e tratar a fim de adquirir uma melhor qualidade de vida.

 

Fonte: http://www.pmdf.df.gov.br/site/index.php/2011-08-07-02-53-55/9584-escritorio-de-genero-homenageia-policiais-femininas

 

Go to top