Ordem do dia semana da arte na APMB

ORDEM DO DIA  SEMANA DE ARTE NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR.
Senhoras e senhores bom dia. Hoje é um dia muito especial para a Academia de Polícia Militar de Brasília, pois inauguramos em alto estilo o salão de eventos, arte e cultura da PMDF. Há muito sonhei com este dia. Este desejo se intensificou quando estive, em viagem por término do Curso de Altos Estudos, a Portugal, Espanha e França e visitei os principais museus desses países. Contemplei estudantes tendo aulas de artes no museu do Louvre e Imaginei que poderíamos ter um espaço, em nossa Polícia, onde pudéssemos contemplar o belo, o subjetivo, o artista em sublime expressão, a criatividade em explosão. Como disse Leonardo da Vinci, “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.”
 Quis Deus que eu viesse comandar a APMB onde encontrei um grupo de profissionais civis e militares que aceitaram o desafio de realizar esse sonho. Hoje entregamos à PM e à sociedade do Distrito Federal um espaço amplo, iluminado e adequado às mostras variadas que poderá servir aos artistas em geral, tanto os civis quanto policiais militares da ativa e da inatividade.
Rompemos, ao mesmo tempo, com o paradigma de que os policiais não possuem sensibilidade, que são rudes e não dão importância ao talento, à criatividade. Muito pelo contrário, temos inúmeros artistas em nosso meio que necessitam somente de oportunidade para expor seu talento e habilidades. A partir de agora temos esse espaço para cumprir o que disse Fernando Pessoa, “A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são.”
Agradeço a Banda Sinfônica e a toda minha equipe de incansáveis profissionais que trabalharam e continuam a trabalhar para que a mostra se revele em um marco histórico para a PMDF. Mas não poderia deixar de agradecer de maneira especial ao SD Salvador que ajudou a escrever o projeto, empenhou seus horários de folga, fim de semana e toda energia necessária para a realização do evento. Também aos nossos patrocinadores e colaboradores: Caixa Beneficente da PMDF – CABE; à Casa das Artes; ao Batalhão Escolar; Associação de pais, alunos, mestres e amigos da APMB – APAMA. 
Aos Nossos artistas Helena Kazu Maia, Yure Maia, Lívia Borges e Rocha Maia. Bertolt Brecht disse que “Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver”. Vocês com suas sensibilidades contribuem para maior de todas as artes.
Agradecemos a Deus, o maior de todos os artistas que do nada criou tudo e que fez de sua criação maior, a maior obra de arte.
Finalizo com Leonardo Horta que disse: “A essência da arte não está em ser, ou parecer bela, mas em despertar os recantos mais profundos da sensibilidade Humana”. Se conseguirmos esse despertar, então terá valido à pena, todo esforço, pois tudo vale à pena se a alma não é pequena.
Muito obrigado.
Marcos de Araujo – TC QOPM
Comandante da APMB – Ag 2010