No início da noite desta segunda-feira (15/02/16), aconteceu no pátio de formatura do 1º Batalhão, a formatura de comemoração do 50º aniversário da chegada da Polícia Militar a Brasília.
O evento foi cercado de emoção e contou a história da unidade. O 1º Batalhão de Polícia Militar tem suas origens no 6º Batalhão de Polícia Militar de Guanabara. Policiais militares, de forma voluntária, chegaram ao Distrito Federal em 15 de fevereiro de 1966 com objetivo de fixar o primeiro quartel da Corporação em Brasília, com a principal missão de efetuar o policiamento de trânsito na Capital Federal.
Instalou-se inicialmente em um galpão no Setor Policial Sul chamado “Forte Apache”. Dois anos depois, em 1968, ganhou suas primeiras instalações onde se localiza, atualmente, a Academia de Polícia Militar, lá permanecendo até 1993. Por meio do Decreto Nº 17.155 de 1996, o 1º Batalhão passou a ter a denominação de “Batalhão Pioneiro” que condiz com a sua importância histórica no contexto secular da Polícia Militar do Distrito Federal.
Hoje, o Batalhão tem como sede um moderno prédio, também localizado no Setor Policial Sul, que teve sua construção baseada na filosofia do desenvolvimento sustentável, e segue os mais modernos padrões ecológicos de funcionamento.
Com um efetivo de 446 militares a unidade é responsável pelo policiamento de todas as quadras residenciais e comerciais da Asa Sul, e ainda, Setor Comercial e Bancário Sul, Setor de Autarquias Sul, Setor de Clubes Esportivos Sul, Setor de Radio e Televisão Sul, Parque da Cidade e Vila Telebrasília.
Atualmente o Batalhão é comandado pela tenente-coronel Sheyla, onde faz história por ser a primeira mulher a comandar a unidade. Em seu discurso ela disse: “agradeço a confiança dos comandantes em me manter durante tanto tempo. Estou no meu terceiro ano de comando a frente do 1º Batalhão de Polícia Militar, que é um Batalhão que tem uma história fantástica, até mesmo por conta da criação da Polícia Militar aqui”.
Durante o evento, policiais militares que trabalhavam na unidade e que foram para reserva remunerada em 2015, além de policiais destaques nas diversas modalidades de policiamento executado pelo Batalhão, foram homenageados.
Também foi homenageado o coronel da reserva remunerada da PMDF, Isaías Silveira, que foi um dos policiais que vieram do Rio de Janeiro em 1966 como aspirante à oficial e que mais tarde, comandaria o 1º Batalhão. Segundo o coronel, três ônibus trouxeram cerca de 80 militares, na sua grande maioria praças, para o Distrito Federal. Ele disse ainda que todos que vieram eram voluntários e por isso estavam muito entusiasmados para trabalhar na capital federal. “Aqui conheci minha esposa em 1967, nos casamos em 1969 e estamos juntos até hoje” disse o coronel que passou para reserva remunerada em 1990 e que não quis voltar para sua cidade natal, o Rio de Janeiro. Ele mora até hoje com sua esposa na Asa Sul.
Por fim o comandante-geral da PMDF, coronel Nunes, agradeceu o empenho dos policiais do Batalhão: “quero parabenizar o 1º Batalhão e a todos os seus integrantes, os homens e mulheres que fizeram a história da unidade; Batalhão Pioneiro, a nossa primeira unidade em Brasília que tanto contribui para paz e segurança pública de nossa capital ao longo destes 50 anos”.
Estiveram presentes na formatura, além do Comandante-geral, o coronel De Araújo, subcomandante da PMDF, o ex-comandante-geral, coronel César, o coronel Cláudio Carvalho, o subsecretário de segurança pública, major Leal, o comandante do quartel do Corpo de Bombeiros da Asa Sul e o senhor Júlio Gregório, secretário de esporte e lazer.
Comentários