Seminário: As Circulações de Polícias em Portugal, África Lusófona e Brasil

O Instituto Superior de Ciências Policiais organizou na tarde do dia 02 de março de 2015, no auditório da Legião da Boa Vontade (LBV), um seminário sobre “As Circulações de Polícias em Portugal, África Lusófona e Brasil”.

    O evento foi ministrado pelo Delegado Manuel Monteiro Guedes Valente, professor universitário, investigador e Diretor do ICPOL – Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna de Portugal. Também participaram da apresentação a antropóloga portuguesa Joana Gonçalo Oliveira Oliveira e o Delegado da Polícia Federal, Doutor Eliomar da Silva Pereira.

    O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, instituto público tutelado pelo Ministério da Educação e Ciência de Portugal, e conta com o apoio do Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão da Universidade Estadual de Campinas.

    O seminário abordou as dinâmicas sociais e políticas de recomposição das forças de segurança e modelos de policiamento em países como os da África lusófona. Além disso, foi exposto o processo de mutação dos quadros superiores que foi ganhando espaço na polícia de segurança pública portuguesa, por intermédio do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI). Assim, Portugal surgiu no eixo de formação avançada de polícias da África lusófona (incluindo recentemente a Guiné Bissau). Dessa forma, são celebrados protocolos internacionais que remontam a 1989, processo que se repete em outros países e setores públicos, como saúde, ensino, militarismo e justiça.

    O evento teve como público-alvo os alunos do curso de Bacharelado em Ciências Policiais (Curso de Formação de Oficiais).

    Dentre as autoridades presentes estiveram o coronel André Aracaqui de Sousa Lima (Chefe do DEC e Reitor do ISCP), o coronel Leobertino Rodrigues Lima Filho (Diretor da Diform e Pró-reitor de Graduação), o coronel Marcos de Araújo (Diretor do DPPHC e Pró-reitor de Pesquisa), o coronel Marcus Vinicius Oliveira Sampaio (Comandante do CAEAp) e o major Luciano Loiola da Silva (Pró-reitor de Gestão Acadêmica).

    Ao final do evento, o Doutor Manuel Monteiro Guedes Valente entregou uma placa ao Reitor do ISCP em homenagem ao Instituto Superior de Ciências Policiais.