Substituição da Bandeira Nacional – vez da PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal realizou a primeira troca da Bandeira Nacional do ano de 2016. O evento ocorreu na manhã de hoje (10/01/2016), na Praça dos Três Poderes. A tradicional troca da Bandeira ocorre todo primeiro domingo.

    Todos os anos, a PMDF é responsável pela primeira troca do Pavilhão Nacional. A cerimônia é organizada em sistema de rodízio entre as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e o Governo do Distrito Federal, representado pela Polícia Militar.

    O evento começou às 9h, ao som da banda de música da Polícia Militar, em seguida, os policiais militares desfilaram em homenagem a troca da Bandeira Nacional.

    Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e da Rotam fizeram exposição de viaturas para os convidados presentes. Várias pessoas aproveitaram para conhecer as viaturas policiais e também o helicóptero da PMDF, que estava pousado em frente ao Congresso Nacional.

    “Eu tenho dois sonhos: o primeiro é ser jogador de futebol e o segundo é ser policial militar. Achei muito bonito o desfile”, disse o pequeno Gustavo Alexandre, de 8 anos. 

    O mastro da bandeira tem 100 metros de altura e fica acima dos prédios das sedes do Poder Executivo (Palácio do Planalto), do Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).

    Estiveram presentes na solenidade o governador do DF; Rodrigo Rollemberg, a secretária de Segurança Pública do DF; Márcia Alencar, o comandante-geral da PMDF; coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira, o subcomandante da PMDF; coronel Marcos de Araújo; o subcomandante do Corpo de Bombeiros do DF; coronel Alexandre Costa Oliveira; o chefe do Estado-Maior da PMDF; coronel Leonardo José Rodrigues de Sant’anna; o comandante do Departamento Operacional da PMDF; coronel Agrício da Silva, o secretário de Mobilidade, senhor Marcos Dantas; chefe adjunto da Casa Militar; tenente-coronel Wilton de Melo; o administrador do Plano Piloto; senhor Marcos Paulo, o Assessor Internacional; Éverton Lucero, além de oficiais e praças da Forças Armadas e pessoas da sociedade brasiliense.

Símbolo Perene da Pátria

    O evento de troca da Bandeira foi instituído pela Lei Federal n.º 5.700, de 1º de setembro de 1971, que determina que a Bandeira Nacional esteja permanentemente no topo do mastro especial da Praça dos Três Poderes “como símbolo perene da Pátria e sob a guarda do povo brasileiro”.