O comando-geral da Polícia Militar do Distrito Federal se reuniu, nesta tarde de quarta-feira (17/02/16), no Quartel do Comando Geral (QCG), com os chefes dos departamentos responsáveis pelo andamento do projeto de rádio e comunicação digital. Estiveram presentes o comandante-geral, coronel Nunes; o subcomandante-geral, coronel De Araújo; o chefe do Estador-Maior (CHEM), coronel Santana; o chefe da Diretoria de Telemática (DITEL), coronel Augusto, além de outros chefes de departamentos.
O coronel Augusto apresentou o projeto para todas as autoridades presentes, iniciou sua exposição com o histórico, a partir de 2007, quando a comissão da PMDF realizou os estudos para análise das tecnologias de radiocomunicação digital profissional existente no mercado mundial. Desde então, diversas fases foram superadas e conquistadas, perpassando pela escolha da tecnologia TETRA (Terrestrial Trunked Radio), sendo a mais adequada para a instituição.
Para a aquisição da tecnologia, em 2013, foram realizadas as medidas cabíveis licitatórias. No ano de 2015, a aquisição do sistema de radiocomunicação digital TETRA foi concluída com êxito. A perspectiva para o ano de 2016 é que a PMDF receba o sistema e os terminais de rádio a fim de ser empregado no policiamento ostensivo da capital federal ainda no primeiro semestre.
Na reunião foram abordados temas como infraestrutura, rede de dados, radiocomunicação ERB, área de cobertura, terminais de radiocomunicação, recurso de tecnologia TETRA.
A tecnologia promete trazer eficiência e velocidade tanto no trabalho administrativo quanto no operacional. Quem ganha? Toda população brasiliense e a própria Polícia Militar.
Comentários